Fundação: 31 de Janeiro de 2001.
Fundadores: A/miro Saavedra) Mário Costa) Maria Isabel Pinho) António Vílas Boas e Almiro Ramos.
Região Etnográfica: Douro Litoral.
Danças Tradicionais: Malhão Entrada, Marcha Guilbabreu, Tirana Vira das Lavradeiras, Víra das Degolhadas Vira Guílbabreu Malbão Palmas, Víra São Martinho.
Trajes: de lavradeira Rica, de línho, de Domingar; de Criadas de Servir; de Vindíma de Montante, de Jornaleiros de Campo, de Domingueiro.
Usos e Costumes: Desfolhada Vindima
Trabalhar o linho.
Representações Nacionais: Norte a Sul do País.
Foi no ano de 1993 que se formou um grupo de jovens para a realização de várias festas escolares. Este grupo de carácter folclórico, desde logo fundou as bases do que viria a ser o Rancho Folclórico de São Martinho de Guilhabreu, fundado em 2000, que mais tarde passaria a nomear-se Associação Cultural.
A Associação Cultural do Rancho Folclórico São Martinho de Guilhabreu procedeu por isso a uma intensa pesquisa sobre os trajes típicos da região, passando pelas antigas casas de lavoura da freguesia. Pesquisa idêntica foi realizada para a recolha do repertório musical. Neste momento o rancho é constituído por 45 elementos, com idades entre os 6 e os 80 anos, a tocata é composta por 1 elementos, os restantes são dançarinos. Registam-se danças como o Vira de Guilhabreu, o malhão de entrada, o vira rasgado, o malhão das palmas, e o malhão velho, entre outros. Os instrumentos utilizados são o acordeão, a viola baixo, a viola braguesa e o cavaquinho.
O grupo tem feito atuações por todo o país, sendo também responsável pela realização anual de um festival folclórico de nível nacional.
Morada:
Casa da Juventude – Rua Sr.ª do Amparo
4485-266 Guilhabreu - Vila do Conde
Email: Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.
Presidente
Nome: Almiro Pereira Saavedra
Telemóvel: 916063917
Cargo: Ensaiador
Nome:Tiago Nuno da Silva Couto